Como Fazer Perfume Durar Mais?

Quer saber como fazer perfume durar mais? Fica tranquila que vamos te explicar várias formas de fazer isso. São dicas simples que vão fazer sua fragrância favorita durar por mais tempo. E, quando falamos em durabilidade, destacamos duas situações: a duração dele após na pele e a duração do produto no frasco sem se deteriorar.

E essas situações estão relacionadas. Isso porque, para o perfume durar mais na pele, ele precisa estar em perfeitas condições de uso. Por isso questões como armazenamento da fragrância é importante para seu bom desempenho na pele.

Dito isto, vamos ver a seguir como fazer perfume durar mais e todas as informações sobre esse assunto.

É possível fazer perfume durar mais?

Sim, há como fazer perfume durar mais na pele após a aplicação. Mas, para isso, a fragrância tem que estar com suas propriedades em dia. Por exemplo, um perfume que sofreu oxidação e, por isso, ficou mais viscoso, terá um desempenho menor (menos fixação na pele).

Assim sendo, tenha em mente que a primeira dica para fazer seu perfume favorito durar mais é armazená-lo em local correto. Evite guardá-lo em ambientes onde a temperatura muda com frequência, como o armário do banheiro. Além disso, jamais deixe seu perfume exposto aos raios solares.

Outro detalhe importante é que todos os perfumes possuem uma data de validade na embalagem. Dependendo das condições da fragrância, é possível usar o perfume após a data. Mas, antes, analise as condições do produto. Verifique se o perfume não está muito viscoso, com alteração de cor, com aroma muito fraco ou ainda com cheiro de álcool.

Diante de algo assim, com certeza ele durará menos na pele e pode até causar alergia e irritação. Então, muita atenção em relação a data de validade do perfume e suas alterações físicas e de aroma.

Bom, mas você conferiu as condições do seu perfume e ele está 100%, sem mudanças em comparação com o momento da compra? Então continue por aqui que vamos te mostrar como fazer perfume durar mais ao aplicá-lo na pele.

Como fazer perfume durar mais?

Agora vamos ver como fazer perfume durar mais na pele, melhorando sua fixação e mantendo o aroma por várias e várias horas:

  • Aplique nas partes quentes do corpo, incluindo pulsos, atrás do pescoço, atrás das orelhas, ou até mesmos nos cotovelos e joelhos. Esse lugares contam com uma maior irrigação sanguínea, deixando a pele mais quente. Consequentemente, a evaporação do perfume será mais intensa;
  • Aplique o perfume sem esfregar a pele. Caso contrário, a região ficará muito quente e o movimento de esfregar fará com que as moléculas se dissipem mais rapidamente no ar;
  • Cuide da pele antes de aplicar o perfume. Isso significa deixar a pele bem hidratada, pois isso melhora a fixação. Uma pele muito seca vai ter dificuldade em absorver a fragrância. Assim, use hidratantes neutros ou leves antes de aplicar o perfume. Você vai perceber a diferença que isso fará na duração do aroma;
  • Aplique o perfume na roupa: após passar perfume na pele, não esqueça de aplicar um pouco na roupa. Depois de se vestir, a roupa pode abafar o aroma. Então, passe um pouco de perfume principalmente na gola;
  • Escolha a fragrância certa, levando em conta seu tipo de pele, estação do ano e tipo de perfume. As colônias, por exemplo, possuem uma concentração menor e, assim, o aroma vai durar menos tempo. Já o eau de parfum, parfum ou elixir são os mais potentes.

Dúvidas comuns

Ficou ainda com dúvidas sobre como fazer perfume durar mais? Continue aqui e veja as perguntas e respostas que separamos abaixo.

Qual o perfume que dura mais no corpo?

Existem diversos tipos de perfumes. Alguns são mais concentrados e outros menos. Os mais concentrados duram mais na pele. Porém, os preços também serão maiores. No geral, se você quer um perfume que dura bastante, opte por uma fragrância de uma dessas categorias:

  • Parfum: necessita de uma quantidade pequena para durar mais do que 12 horas na pele;
  • Elixir: conhecido como extrato, dura o dia todo, mas é um tipo raro de perfume, vendido no exterior;
  • Eau de parfum: o que apresenta o melhor custo-benefício. É fácil de encontrar aqui no Brasil, possui uma concentração razoável e dura bastante na pele.

Perfumes das categorias deo colônia e água-de-colônia são versões diluídas e apresentam baixa fixação (duram menos).

Quais as melhores áreas do corpo para aplicar perfume para que ele dure mais?

As regiões mais quentes do corpo são as ideias para aplicar perfume. Assim, as mais comuns são:

  • Atrás das orelhas;
  • No pescoço/nuca;
  • Nos punhos;
  • No meio dos seios;
  • E ainda nos joelhos ou tornozelos.

Devo aplicar perfume antes ou depois de me vestir?

Os dois. Primeiro aplique o perfume na pele antes de se vestir. Depois, realize outra aplicação por cima da roupa, principalmente na gola e nos punhos da vestimenta.

Como a hidratação da pele pode afetar a duração do perfume?

A hidratação da pele é fundamental para a absorção e duração do perfume. Naturalmente, peles secas possuem mais dificuldade em absorver a fragrância. Se esse for o seu caso, utilize um hidratante corporal suave e neutro minutos antes de aplicar o perfume.

Clima e a temperatura podem afetar a duração do perfume?

Com certeza! O clima e a temperatura fazem toda a diferença no desempenho do perfume. Por isso existem fragrâncias ideais para cada estação do ano:

  • Primavera: combina com perfumes florais e aqueles à base de ervas;
  • Verão: os cítricos e frutais são mais indicados, pois o aroma das frutas desenvolve melhor em temperaturas mais elevadas;
  • Outono: perfumes com notas amadeiradas são perfeitos, pois são mais encorpados e intensos;
  • Inverno: os amadeirados e orientais caem bem nessa estação, por conta da intensidade dos aromas.

Além da estação do ano, cuidado ao armazenar os seus perfumes. Mantenha-os na caixa original e longe do sol e de mudanças bruscas de temperatura. Tudo isso fará com que eles durem mais.

Quais são os tipos de fragrâncias que duram mais tempo na pele?

Os perfumes amadeirados e orientais costumam durar mais, pois suas notas são menos voláteis. Já os cítricos, florais e frutais, por exemplo, evaporam com mais facilidade.

Porém, o seu tipo de pele influencia também nesta escolha. Para pele mais seca, escolha uma fragrância forte (amadeirada ou oriental). Mas, para pele oleosa, uma fragrância mais leve (cítrica ou floral) pode ser suficiente para durar bastante.

É possível fazer o perfume durar mais combinando-o com outros produtos?

Sim, principalmente se o produto tiver um aroma semelhante ao do perfume. Nesse sentido, aposte nos hidratantes corporais. Use-os após o banho e antes de passar o perfume. Dessa forma, a fragrância permanecerá por mais tempo na sua pele.

Como a aplicação de camadas de perfume pode prolongar sua duração?

Aplicar camadas de perfume é uma tática que funciona para prolongar a duração da fragrância. Deste modo, após o banho, aplique um pouco de perfume e espera alguns minutos. Em seguida, faça uma nova aplicação. Sempre em quantidades baixas para não exagerar. Você também pode “renovar” a aplicação do seu perfume durante o dia, aumentando a durabilidade.

Quais são as práticas comuns que podem reduzir a duração do perfume?

Primeiramente, ao comprar uma colônia, tenha consciência que a duração naturalmente será menor. Mas, diante de qualquer perfume, evite essas práticas:

  • Aplicar uma quantidade exagerada de perfume;
  • Aplicar muito próximo da pele (faça isso a uma distância de ao menos 30 centímetros);
  • Esfregar a pele após a aplicação;
  • Aplicar o perfume em regiões frias do corpo;
  • Utilizar hidratantes após a aplicação do perfume (lembre-se que você pode combinar esse produto com o perfume, mas aplique o hidratante antes do perfume).

Existem truques caseiros para fazer o perfume durar mais?

Não existe mágica quando o assunto é como fazer perfume durar mais. Siga todas as dicas destacadas neste artigo. Muita atenção para o lugar onde você irá guardar seus perfumes. Reserve um espaço adequado, arejado e sem incidência do sol.

Confira:

Fernanda
Sobre Fernanda Khalil

Fernanda é uma blogueira apaixonada por perfumes femininos. Em seu blog, ela compartilha suas experiências pessoais com diferentes fragrâncias, fornecendo resenhas detalhadas e dicas sobre como escolher o perfume certo para cada ocasião.