Como Saber se o Perfume é Original?

Quer saber se o perfume é original ou falso? Então está no lugar certo. Neste artigo, vamos te mostrar sem enrolação como identificar uma falsificação barata e driblar produtos de péssima qualidade.

Afinal, o brasileiro ama perfume e nós temos excelentes marcas nacionais. Mas também somos um grande importador das maiores fragrâncias do mundo. Assim, infelizmente, há muitos produtos falsos circulando por aí.

E, para você não cair em golpes, separamos algumas dicas para diferenciar um perfume falsificado do original. Veja como é possível identificar um perfume falso apenas analisando o produto.

Existe um selo do perfume original?

Sim, existem dois tipos de selos. Os selos dos perfumes nacionais e os selos dos perfumes importados. No caso das fragrâncias nacionais, elas são certificadas pela ANVISA e recebem uma número de série que precisa estar visível na embalagem.

Geralmente essa informação está no mesmo campo onde se encontram as informações da empresa fabricante. O número de série é fornecido pelo Ministério da Saúde.

No caso dos perfumes importados, você vai encontrar um código chamado de “batch code”. Esse código, quando decifrado, fornece as principais informações sobre o perfume, incluindo data de fabricação, lote e validade.

O batch code da embalagem precisa ser o mesmo do frasco do perfume. Além do mais, ele pode ser decifrado e conferido em sites como o Cosmetic Calculator.

Como saber se o perfume é original

Existem muitas formas de você saber se um perfume é original, além da questão do selo. Vamos ver as principais.

Embalagem de perfume

O primeiro ponto a ser levado em conta é a embalagem do perfume. Analise todos os detalhes do invólucro. Mas, convenhamos, hoje em dia as falsificações estão muito avançadas e pode ser que não seja possível identificar um perfume falso apenas pela embalagem.

Mesmo assim, não custa nada procurar algum selo que ateste a originalidade do produto, bem como o número de série e batch code. Também verifique os detalhes gráficos, como as cores, layout da marca e parte escrita. Qualquer erro ou discrepância, desconfie.

Além disso, vale ressaltar que as embalagens devem conter a data de validade do perfume, data de fabricação e informações sobre a empresa.

Fragrância de perfume

Sabemos que, na maioria das vezes, você não tem como cheirar o perfume antes de comprá-lo (principalmente em compras online). Mas, após comprar o perfume ou experimentar uma amostra grátis, dê aquela conferida básica no aroma.

Se você já está familiarizado com o aroma de determinado perfume, mais fácil de identificar uma falsificação. Em todos os casos, falsificações baratas costumam apresentar um cheiro predominante de álcool ao invés da fragrância prometida.

A cor do líquido também é importante. Perfumes falsos ficam mais viscosos com o passar do tempo, pois sofrem uma rápida oxidação. Um perfume original não vai ter sua consistência alterada (desde que esteja no prazo de validade).

Desempenho de perfume

Quando falamos em desempenho de um perfume, nos referimos especialmente a questão da fixação. A fixação significa quantas horas o perfume permanece impregnado na pele. Quanto maior a concentração da fragrância, maior o período de fixação.

Porém, existem perfumes originais que possuem baixa fixação, como as colônias. Então, baixa ou média fixação não significa falsificação. Porém, fique atento ao que diz a embalagem. Perfumes de marcas famosas e que não são colônias devem ficar bastante tempo na pele.

Estamos falando de um período que varia entre 8 e 12 horas. Alguns, inclusive, permanecem no corpo por mais de 24 horas. Se você acredita que comprou um perfume original e ele fica menos do que 8 horas na pele, desconfie.

Comprar de um vendedor confiável

Essa é a questão mais importante quando falamos em como saber se o perfume é original. Procure adquirir esse tipo de produto em um local confiável. Não é apenas uma questão de dinheiro, mas acima de tudo de saúde.

Ninguém sabe quais substâncias estão inseridas em um perfume falso. Assim, ele pode fazer muito mal para a sua pele e demais órgãos. Existem casos onde pessoas tiveram que ia ao hospital por conta de alergias e outros danos causados por falsificações baratas.

Dessa forma, procure um revendedor autorizado da marca, lojas próprias da empresa fabricante ou sites confiáveis se preferir comprar online. Perfumes vendidos em camelôs ou na rua, por exemplo, provavelmente são falsos.

Nesse sentido, também analise o preço. Perfumes muito baratos devem ligar o sinal de alerta, ainda mais quando falamos em marcas famosas.

Como saber identificar um perfume falso

Diante de tudo que falamos até agora, vamos ver como saber se o perfume é original ou falso:

  • Embalagem: procure um selo de autenticidade, batch code, lote e demais informações do produto; analise a parte estética da marca, cores e a parte escrita. Qualquer discrepância, desconfie da procedência;
  • Fragrância: perfume muito viscoso e com cheiro de álcool pode ser falso; baixa fixação também é um sinal preocupante;
  • Loja: produtos vendidos na rua, em camelôs ou em lojas que não oferecem nota fiscal provavelmente são falsos; escolha uma loja de confiança e exija nota fiscal.

Onde comprar perfume original?

Você tem várias opções para comprar um perfume original. A primeira delas é indo diretamente na loja física da marca ou comprando pelo site dela. Nesse caso, você tem a garantia de estar adquirindo um produto original.

Porém, existem ainda as revendedoras autorizadas, comerciantes autônomos e sites especializados em produtos de beleza. No caso dos sites, encontre um de confiança e não deixe de verificar os detalhes do produto anunciado e se ele condiz com a realidade.

Sites como Amazon são ótimos para adquirir perfumes originais por preços mais em conta e com ótimas condições de pagamento. No entanto, a Amazon reúne milhares de vendedores e lojas autônomas. Fique atento a isso na hora de comprar seu perfume.

Dúvidas frequentes

Por fim, vamos ver mais algumas dúvidas a respeito de como saber se o perfume é original.

O que devo procurar ao comprar um perfume de um vendedor desconhecido?

Primeiramente a procedência do perfume, identificando as informações contidas na embalagem. Sem detalhes como lote, número de série, data de fabricação, data de validade, CNPJ e endereço da empresa, não compre o perfume.

Os perfumes originais têm um desempenho melhor do que os falsos?

Com certeza, mas não é apenas a questão do desempenho. Os perfumes originais são testados e fabricados com matéria-prima de qualidade, que não fará mal para a sua saúde. Já a procedência dos perfumes falsos é desconhecida. Assim, ao utilizá-los, você pode estar colocando substâncias tóxicas na sua pele.

Existem testes que posso fazer para saber se um perfume é original antes de comprá-lo?

Você terá que analisar o produto de forma geral seguindo as dicas desse artigo. Não há um teste mágico onde o cliente consiga identificar na hora se o perfume é verdadeiro ou falso.

Confira:

Fernanda
Sobre Fernanda Khalil

Fernanda é uma blogueira apaixonada por perfumes femininos. Em seu blog, ela compartilha suas experiências pessoais com diferentes fragrâncias, fornecendo resenhas detalhadas e dicas sobre como escolher o perfume certo para cada ocasião.