Quais as Curiosidades sobre Perfumes Mais Comuns?

O perfume se tornou um produto tão incorporado em nosso ritual diário que nos sentiríamos nus sem um spritz de nosso cheiro de assinatura antes de sairmos correndo pela porta.

Claro, todos nós estamos familiarizados com os triunfos e lutas habituais que vêm com a escolha de um perfume, mas surpreendentemente, há mais a saber sobre o perfume além de apenas como ele cheira.

Antes de você cheirar mais amostras grátis quando for ao shopping listamos abaixo alguns fatos surpreendentes a saber sobre perfume.

Quais as Curiosidades sobre Perfumes Mais Comuns?

O que realmente significa a palavra Perfume?

A palavra perfume na verdade vem do mundo latino ‘per fumum’ que se traduz literalmente como ‘através da fumaça’ e os romanos e árabes refinaram a arte de fazer e usar perfume há 2.500 anos.

O imperador Nero dava banquetes suntuosos com óleo de rosa e jasmim derramando-se pelas fontes e flutuando no ar. A prática árabe de Bakhoor, que queima incenso e madeira preciosa para perfumar roupas e o ambiente, ainda é proeminente hoje.

Qual foi o primeiro perfume?

Não sabemos ao certo qual foi o primeiro perfume, mas sabemos que a primeira química registrada no mundo, que também era perfumista, é uma mulher chamada Tapputi. Ela viveu na Mesopotâmia da Babilônia por volta de 1200 aC. Diz-se que ela desenvolveu e registrou métodos para técnicas de extração de perfume, lançando as bases para a fabricação de perfumes de hoje.

A primeira ‘fábrica’ dedicada à produção de óleos perfumados remonta a 4000 anos na ilha de Chipre. Os egípcios foram os primeiros a fazer do perfume uma verdadeira parte de sua cultura há 3.000 anos, inventando recipientes de pedra e vidro para guardar seus preciosos óleos perfumados e bálsamos.

Perfume pode ser afrodisíaco?

O perfume pode, sem dúvida, fazer o usuário se sentir sexy. De fato, existem perfumes com ingredientes conhecidos por terem qualidades afrodisíacas e o cheiro pode provocar uma atração instantânea e respostas sensuais intuitivas. Diz-se que ingredientes como jasmim, ylang ylang, baunilha e gengibre têm propriedades afrodisíacas. Até Cleópatra sabia da forte qualidade do jasmim e usou o poder desse perfume para seduzir Marco Antônio.

Mudanças de perfume ao longo do dia – porquê?

Já se perguntou por que o cheiro do perfume muda ao longo do dia? Isso se deve às notas de topo, coração e base de um perfume. Ao criar uma fragrância, a química da pele e das matérias-primas utilizadas faz com que o perfume evolua com o tempo. Um perfume é uma composição muito complexa de notas de cabeça, notas de coração e notas de base.

As notas de cabeça são as mais delicadas e normalmente não duram muito. As notas de coração tendem a ser notas de ervas, florais e de especiarias que duram mais do que as notas de topo, mas você será capaz de sentir o cheiro das notas de base por mais tempo. As notas de base são geralmente compostas de madeira, âmbar e almíscar.

Perfume tem prazo de validade?

A composição de um perfume pode mudar com o tempo. É por isso que é recomendável usar seu perfume dentro de 3 a 5 anos. Uma vez que o frasco é aberto e entra em contato com o ar (abrindo o frasco ou borrifando o atomizador), ele deve ser usado nos primeiros três anos.

Quanto mais velha a fragrância fica, mais diferente ela pode cheirar, Eau de Toilette, por exemplo, só pode cheirar a álcool depois de alguns anos. Quanto maior a concentração do perfume, maior a chance de que ele dure mais – tanto no frasco quanto na pele. Comumente, Perfumes com notas de base mais pesadas (orientais) duram mais tempo.

Como guardar o perfume?

Existem certos fatores que você deve lembrar ao armazenar perfume. Umidade, luz solar e variações de temperatura afetarão seu perfume ao longo do tempo. Portanto, para que seu perfume dure mais tempo, guarde-o na vertical, em um local escuro e que não seja afetado por umidade ou mudanças extremas de temperatura – então o banheiro ou o carro realmente não é o ideal.

Eau de Parfum e Parfum

Existem diferentes categorias em perfumaria para tipos de perfume com certa concentração. A concentração refere-se à quantidade de óleo de perfume puro dentro de uma fragrância. Eau de Toilette, por exemplo, tem uma concentração de perfume de cerca de 10%, enquanto Eau de Parfum 15%. Perfumes que são classificados como Parfum reais possuem uma concentração de mais de 20%.

Quanto maior a concentração, maior a longevidade na pele, o que significa que um Parfum dura significativamente mais tempo na sua pele do que um Eau de Parfum. Pode-se esperar que um Parfum dure de 8 a 12 horas, enquanto um Eau de Parfum pode durar apenas cerca de seis horas.

Perfume melhora o humor?

O perfume é definitivamente um estimulante do bem-estar que pode relaxar, melhorar o humor, fazer você se sentir sexy e atuar como um impulsionador da confiança. O perfume também é conhecido por evocar certas associações.

Ter uma memória olfativa pode ser muito especial, pois ajuda a lembrar de coisas que você realmente deseja lembrar. Também é dito que os perfumes cítricos o deixam energizado e revigorado.

Por que o cheiro do perfume é diferente na pele?

Cada pessoa tem um PH de pele diferente e também leva um estilo de vida diferente (esportes, dieta, fumo, bebida, etc). Isso pode ter implicações sobre como seu perfume cheira em sua pele em comparação com outra pessoa ou em um cartão perfumado.

Se você perceber que seu perfume está com um cheiro diferente do que costumava, isso não significa automaticamente que o perfume saiu ou que a fórmula do perfume mudou – também pode significar que você mudou seu estilo de vida.

Confira:

Fernanda
Sobre Fernanda Khalil

Fernanda é uma blogueira apaixonada por perfumes femininos. Em seu blog, ela compartilha suas experiências pessoais com diferentes fragrâncias, fornecendo resenhas detalhadas e dicas sobre como escolher o perfume certo para cada ocasião.