Como Funciona a Família Olfativa de um Perfume?

Alguma vez você já se perguntou como os perfumistas criam as fragrâncias que nós amamos? Isso, para eles, se torna simples graças às famílias olfativas! Elas são responsáveis por agrupar fragrâncias conforme suas características aromáticas.

Conhecer as famílias olfativas é importante para que possamos entender como as notas aromáticas podem se combinar e se complementar. Afinal, é através das combinações certas que é possível criar diferentes sensações e emoções.

Existem diversas famílias olfativas e cada uma delas possui notas e subfamílias que podem variar de acordo com o perfumista. Por exemplo, a família floral pode incluir notas de rosa, jasmim, lírio e violeta. Já a família oriental pode ter notas de baunilha, canela e patchouli.

Entender as famílias olfativas é uma forma de explorar novas fragrâncias e poder encontrar aquelas que mais combinam com você. Este conteúdo, irá ajudar você a fazer isso! Assim, quando escolher um perfume, poderá lembrar das famílias olfativas e experimentar novas notas e combinações, descobrindo sua fragrância perfeita!

O que é uma família olfativa?

Entender o que é uma família olfativa é bastante simples. Basta entender que elas são o agrupamento de notas olfativas com aromas semelhantes. São elas que determinam que tipo de nota é predominante em um perfume, ajudando os perfumistas na criação.

Mas vamos entender melhor como isso funciona. Cada família olfativa é composta por notas específicas que determinam o perfil olfativo da fragrância. Confuso?

Então, vamos a um exemplo. Veja bem, a família olfativa floral é composta por notas florais, como rosa, jasmim, lírio e violeta. Já a família olfativa amadeirada é composta por notas de madeira, como cedro, sândalo e vetiver.

Deu para entender? A família olfativa, então, é apenas o que caracteriza a fragrância de um perfume em específico. Portanto, para ele ser um perfume da família olfativa floral, precisa ter notas predominantes de flores e assim por diante.

Quantas famílias olfativas existem na perfumaria?

Existem sete famílias olfativas principais: floral, oriental, amadeirada, gourmand, cítrica, aromática e frutada. É claro que existem algumas outras, como a fougère e a chipre. Entretanto, elas não são tão comuns, embora existam alguns bons perfumes onde podemos encontrar essa família olfativa.

Mas, concentrando-nos nas principais famílias olfativas, vamos conhecer um pouco sobre cada uma:

  • Floral: uma das mais populares, conta com notas florais, como rosas, violeta, jasmim, lírio, tuberosa, orquídea, etc;
  • Oriental: possui notas mais quentes e picantes, como baunilha, canela, noz moscada, patchouli;
  • Amadeirada: muito usadas em perfumes masculinos, conta com notas de cedro, sândalo, vetiver, âmbar, etc;
  • Gourmand: essa família traz a lembrança de notas da gastronomia, como café, chocolate, amêndoas, caramelo, etc;
  • Cítrica: leves e refrescantes, as notas dessa família contam com o limão, laranja, tangerina, etc;
  • Aromática: a família aromática conta com notas mais herbais e frescas, como a lavanda, hortelã, alecrim, tomilho, sálvia, etc;
  • Frutada: essa família traz o frescor das notas de frutas, como a maçã, melancia, morango, melão, pêssego, abacaxi, etc.

Como você pode ver, existem diversas famílias e notas olfativas. Dessa maneira, é possível criar os mais diferentes tipos de perfumes, para todos os gostos e necessidades. Desde os mais refrescantes para a primavera e o verão, até os mais acolhedores para o outono e inverno.

Como identificar a família olfativa de um perfume?

Para identificar a família olfativa de um perfume, basta verificar quais são as notas olfativas predominantes na composição. São elas que indicarão de qual família olfativa ele pertence. Vamos a um exemplo prático?


O perfume J’Adore Infinissime, da Dior, é considerado um perfume floral. Mas por quê? Bom, basta analisarmos que ele possui notas de coração, como rosas, jasmim, ylang-ylang e tuberosa. As notas de coração, são conhecidas como “notas de base”. Elas serão responsáveis pelo tempo de projeção do perfume.

Além disso, são as notas que mais duram na pele. Portanto, as notas de coração predominantes ditam de qual família olfativa é esse perfume.

Entretanto, é possível encontrar casos de perfumes que pertencem a mais de uma família olfativa. Isso acontece quando há uma predominância balanceada entre notas olfativas de diferentes famílias.

Nesse caso, um perfume pode ser considerado floral e oriental. Isso acontece caso ele possua notas de flores e notas quentes de especiarias, como baunilha, noz moscada, etc.

Um exemplo disso é o perfume feminino Shalimar Souffle, da Guerlain. Ele é floral e oriental, também conhecido como Floriental. Isso porque possui notas de jasmim, flor de laranjeira e baunilha em sua composição.

Dúvidas

É possível que um perfume pertença a mais de uma família olfativa?

Sim, como vimos ao longo do conteúdo, um perfume pode fazer parte de duas famílias ao mesmo tempo. É o caso de perfumes que contém dois tipos de notas olfativas que predominam na fragrância. Por exemplo, um perfume pode ser Floral e Frutado, caso possua notas de jasmim combinadas com notas de ameixa, por exemplo.

Como a família olfativa pode influenciar a escolha de um perfume para diferentes ocasiões?

Cada família olfativa tem o seu caráter único e pode despertar diferentes emoções de acordo com a ocasião. Os perfumes das famílias olfativas oriental e amadeirada, são ideias para o trabalho e eventos formais, pois comunicam elegância e sofisticação.

Para passeios e dias mais quentes, os perfumes das famílias olfativas cítrica e frutada são mais recomendados. Isso porque comunicam energia, juventude e são refrescantes.

Se a ocasião é um encontro romântico, é interessante investir em perfumes das famílias olfativas floral e gourmand. Afinal, a primeira traz toda a delicadeza e sedução das flores, enquanto a segunda, comunica doçura e intimidade.

Como a família olfativa pode afetar a percepção de um perfume por diferentes pessoas?

Cada pessoa possui gostos e experiências pessoais com relação aos aromas. Isso é bastante ligado à memória olfativa, que pode trazer lembranças e experiências do passado atreladas a um tipo de aroma.

Isso pode impactar tanto de forma positiva quanto negativa na escolha de um tipo de perfume. Portanto, é um dos motivos que torna importante o conhecimento sobre as famílias olfativas para não errar na escolha.

Perfumes de uma mesma família olfativa possuem características semelhantes?

Sim, como dissemos anteriormente, as famílias olfativas agrupam notas de aromas semelhantes. Nesse sentido, perfumes de uma mesma família podem, sim, ter características semelhantes.

Entretanto, o aroma pode ser levemente diferente. Isso varia conforme as combinações do restante da pirâmide olfativa, que é formada pelas notas de topo, coração e saída.

Família olfativa de um perfume pode mudar ao longo do tempo?

A família olfativa em si, não muda. O que acontece é que existem diferentes etapas de evolução dos aromas. É o que chamamos de pirâmide olfativa: as notas de topo, que são as primeiras notas que sentimos ao borrifar o perfume. Essas notas normalmente são cítricas ou frutadas e têm menor duração.

Quando as notas de topo evaporam, sentimos as notas de coração. Essas são as notas que ditam a família olfativa do perfume, onde temos maior projeção e duração do aroma. Após sua evaporação, poderemos sentir as notas de saída, que, normalmente, são formadas por notas amadeiradas e orientais.

Eau de toilette, eau de cologne e eau de parfum

Os perfumes Eau de Toilette possuem uma concentração de óleos essenciais entre 5 a 15%. São aromas mais leves e, por isso, contam com preços mais acessíveis.

O Eau de Cologne é um perfume ainda mais leve e refrescante, com concentração de óleos essenciais de 3 a 5%. O Eau de Cologne, é ideal de ser levado na bolsa para ser reaplicado mais vezes durante o dia.

Já o Eau de Parfum é o tipo de perfume que contém maior concentração de óleos essenciais, que fica entre 15 a 25%. Sua fixação é mais potente e pode durar por muitas horas na pele.

Confira:

Fernanda
Sobre Fernanda Khalil

Fernanda é uma blogueira apaixonada por perfumes femininos. Em seu blog, ela compartilha suas experiências pessoais com diferentes fragrâncias, fornecendo resenhas detalhadas e dicas sobre como escolher o perfume certo para cada ocasião.