Como Funcionam as Notas de Perfumes?

Você saberia dizer o que são as famosas notas de perfume, responsáveis pelos aromas das fragrâncias? Também chamadas de notas olfativas, elas são essenciais para determinar as características do perfume.

Em suma, o cheiro da fragrância surge por meio das notas, que variam de acordo com o tipo de perfume. Interessante, não é mesmo? Por isso, neste artigo vamos explicar mais detalhes sobre as notas olfativas. Veja sua definição, as principais utilizadas hoje no mercado, como identificá-las e muito mais.

Afinal, o que são notas de perfume?

Sabe aquele perfume diferenciado ou a sua fragrância favorita? Com certeza você já deve ter imaginado qual o segredo por trás do cheiro maravilhoso. E esse segredo tem nome: notas olfativas.

Mas vamos começar explicando o básico: todo perfume é produzido por combinações de aromas. Não há apenas um cheiro envolvido na fabricação desse produto. Assim, podemos dizer que as notas olfativas são as unidades utilizadas para o desenvolvimento da fragrância.

Em outras palavras, cada aroma empregado no perfume consiste em uma unidade que, por sua vez, é uma nota de perfume. Cada nota exala um cheiro característico, que torna cada perfume único.

Nesse sentido, as notas de perfume fazem parte da pirâmide olfativa, que nada mais é do que a estrutura da fragrância. E elas são subdivididas em 3 grandes grupos: notas de topo, médias e de base. Mas, na sequência, vamos saber mais sobre essas divisões.

A princípio, você precisa ter em mente que existem centenas ou até milhares de notas de perfume. Uma única fragrância, por exemplo, pode contar com mais de 100 notas! Claro que algumas vão se sobressair, mas é o conjunto dessas notas que tornarão o perfume único.

Quais são os principais tipos de notas de perfume?

Além da classificação que define se a nota é de topo, média ou de base, podemos definir as notas de perfume utilizando outros critérios. O principal leva em conta o aroma da nota em si. Então, vamos ver as principais notas olfativas segundo seus aromas:

  • Cítricas: são aromas leves e refrescantes, ideais para estações mais quentes. Se sobressaem as notas de frutas cítricas, como tangerina, limão, laranja e bergamota;
  • Florais: são as mais comuns de todas e consistem em aromas de centenas de flores, extraídos sinteticamente. Destacam-se as notas de rosa, jasmim, lírio, narciso e violeta, por exemplo;
  • Frutais: como o nome já diz, são notas de frutas, que se destacam pela versatilidade, ótimas para o ano todo. As principais são: maçã, morango, cereja, pêssego, lichia, amora e framboesa;
  • Amadeiradas: são notas de perfume que se originam de tipos de madeiras. São muito utilizadas em perfumes masculinos ou em fragrâncias mais pesadas. São ótimas para o inverno. As principais notas dessa categoria são: sândalo, cedro e vidoeiro;
  • Orientais: são notas mais exóticas, inspiradas no continente asiático. Podemos citar como exemplo as notas canela, cravinho, resina, âmbar, oud, incenso e outras especiarias;
  • Gourmand: essas notas lembram comida/gastronomia. Exemplos: notas de café, leite ou até mesmo chiclete.

Por fim, vale destacar que um perfume pode ter vários tipos de notas olfativas. É normal a combinação delas. Por exemplo, você encontra facilmente no mercado fragrâncias cítricas e florais, ou florais e frutais, e assim por diante.

Como identificar as notas olfativas?

As notas olfativas podem ser identificadas levando em conta a chamada pirâmide olfativa da fragrância. Entendendo como essa pirâmide funciona, você vai conseguir identificar os principais aromas do perfume.

Nesse sentido, será preciso levar em conta, principalmente, o tempo de evaporação das notas. E isso está relacionado com o tipo de notas, que veremos a seguir.

Mas, em suma, logo que você passa o perfume, sentirá imediatamente um aroma, proveniente das notas de saída ou de topo (topo da pirâmide). Essas são as primeiras notas, que tem duração de 0 a 30 minutos. Depois, há as notas médias, que duram até uma hora. E, por fim, as notas de base, que duram mais do que uma hora.

Dessa forma, para identificar as notas olfativas de um perfume, você precisa ficar atento a essas três etapas, já que as notas evaporam em tempos distintos.

Qual é a diferença entre as notas de topo, médias e de base em um perfume?

A diferença está na duração da nota antes dela evaporar. As notas de topo (saída) são as primeiras e evaporar. As notas mais frescas e leves entram nessa categoria (como algumas notas frutais e florais).

As notas médias (ou notas de corpo) ficam no meio da pirâmide e demoram alguns minutos a evaporar após a aplicação do perfume. Notas florais de rosas e jasmim, ou até mesmo algumas notas frutais se enquadram nesse caso.

Por fim, há as notas de base (notas de fundo), que demoram mais para evaporar. Elas fixam de forma intensa no corpo. O principal exemplo são as notas amadeiradas e orientais.

Dúvidas comuns

Ficou ainda com algumas dúvidas sobre as notas de perfume? Veja algumas perguntas e respostas que separamos para você.

Como as notas de perfume afetam a fragrância ao longo do tempo?

Os perfumes com notas mais intensas podem durar mais sem perder as características originais da fragrância. Mas não é só isso que determina a durabilidade do perfume ao longo do tempo.

Nesse sentido, observe, principalmente, a concentração da fragrância. Quanto maior a concentração, maior a duração do perfume. Por exemplo, perfumes do tipo eau de parfum possuem concentração que pode chegar a 20%. Já as colônias não passam de 8%, sendo bem menos duráveis.

Qual é a duração média das diferentes notas de perfume em um perfume?

Depende da concentração do perfume e dos tipos de notas. Como vimos, as notas de base duram mais do que uma hora. Já as notas médias duram até uma hora. E as notas de topo duram até 30 minutos, pois são as primeiras a evaporar.

Mas leve em conta especialmente a concentração do perfume. Fragrâncias “Extract de Parfum” são as mais concentradas e, por isso, duram mais que 24 horas. Porém, os mais comuns são o Eau de Parfum (EDP) e Eau de Toilette (EDT). No primeiro, a concentração é relevante e o perfume dura mais do que 8 horas. No segundo, há uma concentração razoável e o perfume dura entre 6 e 8 horas.

Por fim, as colônias, ou “Eau de Cologne” são as mais suaves e duram até 6 horas.

Como posso escolher uma fragrância com notas de perfume que combinem com a minha personalidade?

Os tipos de fragrâncias possuem uma relação muito íntima com a personalidade de uma pessoa. Nesse sentido, antes de escolher o perfume ideal, leve em conta essas informações:

  • Florais: combinam com quase todo tipo de personalidade, mas são ainda melhores para pessoas sensuais, românticas, divertidas e extrovertidas;
  • Cítricas: é o perfume da vitalidade e alto astral, sendo fragrâncias leves, para pessoas bem humoradas e de presença;
  • Orientais: para pessoas misteriosas, sofisticadas e intensas, mesmo no dia a dia;
  • Frutadas: são ideais para pessoas com personalidade forte, que gostam de dominar algumas situações;
  • Amadeiradas: fragrâncias para pessoas autoconfiantes, serenas, maduras e que querem marcar presença com certa autoridade.

Notas de perfume podem afetar o humor ou o comportamento de alguém?

Sim! O cheiro é um dos fatores que determinam o nosso humor diário. Assim, um cheiro que não combina com você provavelmente vai lhe deixar mau humorada ou incomodada. E isso, por consequência, interfere no comportamento. O mesmo vale quando uma pessoa está usando de forma exagerada um perfume e você não se sente bem com o cheiro.

Existem tendências de notas de perfume que mudam com o tempo?

Ver ou outra algumas notas se destacam mais do que outras, ficando em evidência no mercado de perfumes. Mas, no geral, as tendências de notas de perfume seguem as estações. Por exemplo, na primavera e verão, os perfumes com notas cítricas, florais e frutadas são os mais requisitados.

Já nas estações mais frias, as fragrâncias amadeiradas, orientais e gourmand são mais adequadas e ficam em alta.

Confira:

Fernanda
Sobre Fernanda Khalil

Fernanda é uma blogueira apaixonada por perfumes femininos. Em seu blog, ela compartilha suas experiências pessoais com diferentes fragrâncias, fornecendo resenhas detalhadas e dicas sobre como escolher o perfume certo para cada ocasião.