Pode Passar Perfume no Cabelo?

Se você quer saber se pode passar perfume no cabelo, então está no artigo certo. Vamos te explicar tudo a respeito desse assunto, pois essa é uma dúvida normal e corriqueira no dia a dia das mulheres.

As brasileiras amam perfume, isso é inegável. Dessa forma, existem diversas marcas nacionais e internacionais que apostam no nosso mercado. E elas estão certíssimas. Assim, o Brasil conta com fragrâncias de todos os tipos e para as mais variadas condições financeiras do público.

Nesse sentido, muitas mulheres também utilizam o perfume nos cabelos, principalmente em ocasiões especiais. Mas será que o produto não danifica os fios ou o couro cabeludo?

Então, se você é uma das brasileiras que amam perfumes, fique por aqui e tire todas as dúvidas sobre o tema. Saiba, de uma vez por todas, se pode passar perfume no cabelo.

Pode passar perfume no cabelo mesmo?

Os perfumes tradicionais, que utilizamos no corpo, não devem ser passados no cabelo. Eles não foram fabricados para essa finalidade. Isso porque esses perfumes contêm álcool na sua fabricação. E o álcool pode ressecar os fios de cabelo e/ou danificar e irritar o couro cabeludo.

Nesse sentido, a principal preocupação é em relação ao couro cabeludo. Afinal de contas, ele é o responsável pelo crescimento do cabelo e por deixá-lo saudável. Assim sendo, um couro cabeludo prejudicado ou irritado vai interferir no seu cabelo de forma geral.

Deste modo, os perfumes tradicionais devem ser aplicados apenas no pescoço, no pulso ou atrás da orelha. Mas o ideal é aplicar a fragrância sobre a roupa. Então, você não pode passar perfume no cabelo, a não ser que… Se você gosta de perfume no cabelo, fique tranquila que há uma solução para este problema.

Para que serve o perfume no cabelo?

As pessoas que perguntam se pode passar perfume no cabelo querem apenas uma coisa: deixar suas madeixas cheirosas. E há diversas formas de fazer isso. Pensando nisto, se te falarmos que existem perfumes específicos para cabelos?

Pois então, cada vez mais as marcas estão apostando nesse tipo de produto. Os perfumes para cabelos são diferentes dos perfumes tradicionais. Nesse caso, você pode passar perfume no cabelo sem preocupação alguma.

Esse tipo de fragrância foi desenvolvido, principalmente, para neutralizar odores externos. Isso inclui a poluição diária, gordura e até mesmo cheiro de cigarro. Dessa forma, esses perfumes são mais suaves e não danificam os fios e muito menos o couro cabeludo.

Além disso, boa parte dessas fragrâncias contam com ingredientes extras, que proporcionam maior fixação do perfume e mais brilho aos fios. Na prática, seu cabelo sempre estará com aparência de recém lavado.

Os perfumes para cabelos não costumam ser caros e há inúmeras opções no mercado. Alguns, inclusive, são versões de perfumes tradicionais.

Por exemplo, você deve conhecer o perfume Good Girl da linha Carolina Herrera. Esse perfume conta com a versão Good Girl Hair Mist, específica para cabelos. Mas marcas brasileiras também desenvolvem esse tipo de perfume. Para citar apenas um exemplo, temos a Natura. A Lumina Essência é o perfume para cabelos mais popular da marca.

Por fim, para deixar seus cabelos cheirosos, macios e bem hidratados, você pode usar também shampoos adequados e hidratantes capilares.

Como usar o perfume para cabelo?

Mesmo os perfumes específicos para cabelos exigem alguns cuidados na hora do uso. Vamos ver quais são eles:

  • Aplique o perfume nos fios de cabelo e nunca diretamente no couro cabeludo;
  • Além disso, a aplicação deve ocorrer a 30 centímetros do cabelo, ou seja, não aproxime muito o frasco do cabelo;
  • Não utilize esse produto em excesso e todos os dias, ele é indicado para momentos especiais. Se, mesmo assim, quiser usar diariamente, aplique uma quantidade mínima.

Uma outra dia é optar por fragrâncias capilares mais leves e agradáveis. Caso contrário, você provavelmente irá enjoar do perfume em pouco tempo de uso.

Além disso, você pode usar o perfume para cabelo em conjunto com um finalizador. Esse produto é ótimo para manter os fios no lugar, eliminar o frizz e deixar seu cabelo com mais brilho e volume.

Dúvidas frequentes

Agora que você já sabe se pode passar perfume no cabelo, separamos algumas perguntas e respostas sobre o assunto. Vamos conferir?

Perfume pode danificar o cabelo?

Um perfume tradicional (não próprio para cabelo) pode danificar seus fios e seu couro cabeludo. No caso dos fios, eles ficarão ressecados por conta do álcool. A fixação também não será a ideal. Evite ainda passar perfume no rosto ou em outras partes sensíveis do corpo. Use esse produto apenas no pescoço, atrás da orelha, no punho ou nas roupas.

Como o perfume pode afetar o couro cabeludo?

O álcool presente nas fragrâncias é muito prejudicial para o couro cabeludo, que é responsável pelo crescimento do cabelo. Assim, usar perfume nessa parte do corpo causará irritação na pele, já que essa região é bem sensível.

O couro cabeludo pode ficar com um vermelhidão e coçar bastante. Além disso, você pode sofrer com queda de cabelo e dor no local. Em alguns casos, alergias mais graves podem surgir, exigindo a ida a um médico especializado.

Existem perfumes específicos para serem usados no cabelo?

Sim! E essa é uma ótima notícia, não é mesmo? Assim, na hora de procurar um produto desse tipo, pesquise por “perfume para cabelo” ou “perfume capilar”. Esses perfumes são mais suaves e não contém álcool. Com isso, você pode ficar tranquila que eles não vão danificar seu cabelo ou couro cabeludo.

Perfume no cabelo pode interferir em outros produtos capilares?

Se você usar a fragrância de forma correta, ela não vai interferir em outros produtos capilares. Aliás, é até aconselhável que você use outros produtos em conjunto com o perfume capilar. Por exemplo, podemos citar os finalizadores, hidratantes capilares e cremes de pentear. O perfume para cabelo também não interfere no uso e eficiência de shampoos e condicionadores.

Perfume no cabelo pode durar mais tempo do que na pele?

O perfume próprio para cabelo durará muitas horas, variando de acordo com marca, tipo do produto, a aplicação. Nesse sentido, uma média de duração fica entre 6 e 12 horas. Os mais eficientes chegam a 24 horas de duração.

Confira:

Fernanda
Sobre Fernanda Khalil

Fernanda é uma blogueira apaixonada por perfumes femininos. Em seu blog, ela compartilha suas experiências pessoais com diferentes fragrâncias, fornecendo resenhas detalhadas e dicas sobre como escolher o perfume certo para cada ocasião.