Pode Usar Perfume Vencido?

Hoje você vai saber se pode usar perfume vencido ou se essa atitude pode prejudicar a sua saúde. Além disso, vamos explicar como funciona a questão da validade dos perfumes. Por exemplo, você sabia que um bom perfume pode durar bastante tempo além da data de vencimento? Ou ainda que a validade é mais uma questão burocrática?

Nesse sentido, detalhes como tipo de perfume e armazenamento influenciam na conservação do produto e, consequentemente, no vencimento dele. Mas será que é benéfico usar um perfume que apresenta alguma alteração visível ocasionada pelo tempo?

Todas essas perguntas nós vamos responder na sequência deste artigo. Fique por aqui e veja se você realmente pode usar perfume vencido ou se ele vai fazer mal para sua saúde.

É seguro usar um perfume após sua data de validade ter expirado?

A data de vencimento de perfumes vendidos aqui no Brasil é determinada pela ANVISA. É uma questão de controle e segurança. Isso não significa que, após a data estampada na embalagem, o perfume estragará (como ocorre com os alimentos, por exemplo).

De praxe, a ANVISA determina uma data de validade de 5 anos para perfumes. Assim, se o produto foi fabricado em 2021, a data de validade será 2026. No entanto, após essa data, você pode usar o perfume SE:

  • Ele não apresentar alterações físicas como mudança de cor e aumento da viscosidade;
  • Ou ainda se a fragrância não apresentar alteração no aroma.

Se o perfume estiver igual (mesmas características) em relação ao momento da compra, então você pode usá-lo. Por outro lado, é preciso ter cautela, pois pequenas alterações podem passar despercebidas.

Então, se o perfume estiver vencido, passe uma mínima quantidade na pele. Veja se há alguma reação diferente e sinta o aroma. Diante de qualquer alteração, pare de usar o produto.

O que acontece com um perfume quando ele passa da data de validade?

Um perfume muito velho vai apresentar mudanças físicas e no aroma. Isso inclui, por exemplo, aumento da viscosidade, por conta da oxidação natural que ocorre com o passar do tempo. E esse processo de oxidação causa mudanças também na cor e no aroma da fragrância.

Dessa forma, precisamos destacar que a data de validade em si não vai determinar essas alterações. O que isso significa? Bom, um perfume que passa da data de validade pode continuar em perfeito estado. E o contrário também é possível: um perfume dentro da data de validade pode apresentar as alterações citadas neste artigo.

Deste modo, a pergunta que fica não é se pode usar perfume vencido, mas se pode usar perfume com alterações significativas. E a resposta para essa segunda pergunta é: evite! A seguir vamos saber o porquê.

Perfumes vencidos podem causar irritações na pele ou reações alérgicas?

Um perfume vencido que apresenta alterações nas suas características originais pode causar irritações na pele. Em alguns casos, também pode causar alergia (mas isso é menos provável).

Assim, a pele da pessoa que usa perfume vencido tende a ficar avermelhada, com coceira e com certo nível de irritabilidade. Além do mais, o perfume não será eficiente, pois ele não fixará de forma eficiente e seu aroma perderá as propriedades originais.

Um perfume deteriorado apresentará cheiro de álcool, com poucos resquícios verdadeiros da fragrância.

Perfumes vencidos ainda têm a mesma fragrância do que quando eram novos?

Um perfume vencido que não apresenta alterações visíveis geralmente possui a mesma fragrância do que quando era novo. Porém, o aroma pode ficar menos intenso e a fixação ser mais curta.

Além disso, você precisa observar a data de fabricação do perfume e não considerar apenas o momento da compra. Por exemplo, muitas empresas vendem perfumes que foram fabricados anos atrás. Claro que, como estão lacradas, essas fragrâncias não sofrerão alterações.

Já um perfume vencido por muito tempo e/ou que demonstra aumento da viscosidade e alteração de cor terá também alteração no aroma.

Existem maneiras de prolongar a vida útil de um perfume?

Aqui vai uma ótima notícia: há como prolongar a vida útil de um perfume. E, com isso, você pode usar perfume vencido (mas jamais perfume deteriorado). O segredo é o armazenamento. Nesse sentido, veja algumas dicas para manter seus perfumes intactos mesmo após a data de vencimento:

  • Mantenha-os na embalagem original;
  • Guarde-os em um local onde não haja mudanças bruscas de temperatura;
  • Não os deixe expostos ao sol e/ou ao calor excessivo.

Diante disso, evite, por exemplo, guardar os perfumes no armário do banheiro, já que a temperatura desse cômodo muda bastante. O ideal é reservar um espaço adequado no quarto para suas fragrâncias, como uma penteadeira, prateleira ou até mesmo dentro do guarda-roupa.

Perfumes orgânicos ou naturais têm prazo de validade diferente dos sintéticos?

Geralmente a data de validade dos perfumes orgânicos ou naturais é menor em comparação às outras fragrâncias. Porém, isso depende muito da composição do perfume em si e ainda se há conservantes na lista de ingredientes do produto.

Outro detalhe que influencia nessa questão é a forma como o perfume foi armazenado na loja/depósito. Como falamos no tópico anterior, o armazenamento influencia diretamente na qualidade do perfume e isso vale também para as fragrâncias orgânicas e naturais.

Há alguma maneira de saber se um perfume vencido ainda é seguro para usar?

Foi usar seu perfume favorito e percebeu que ele passou da data de validade. Ou ainda está na dúvida se pode usar perfume vencido? Então, fazendo um resumo de tudo o que foi falado ao longo deste artigo, veja como saber se o perfume vencido é seguro de usar:

  • Antes de usar, observe a aparência da fragrância, analisando sua viscosidade e cor. Sempre, claro, procurando comparar o estado atual do perfume com o seu estado original;
  • Sinta o aroma da fragrância e veja se ele está condizente. Se sentir apenas cheiro de álcool ou um aroma muito fraco, evite usar o perfume;
  • Passe algumas gotas do perfume no punho ou na palma da mão e espere alguns minutos. Se a região ficar avermelhada ou irritada, então descarte o perfume.

Se o perfume apresentar alterações ou perda do aroma e estiver dentro da data de validade, você pode entrar em contato com a loja. Mas isso não garante a troca do produto. Geralmente as lojas dão um prazo de 30 dias para troca e 7 dias para devolução/desistência da compra.

Confira:

Fernanda
Sobre Fernanda Khalil

Fernanda é uma blogueira apaixonada por perfumes femininos. Em seu blog, ela compartilha suas experiências pessoais com diferentes fragrâncias, fornecendo resenhas detalhadas e dicas sobre como escolher o perfume certo para cada ocasião.